Fala pessoal,
Estou muito feliz por compartilhar com vocês a minha primeira contribuição para o Microsoft Docs – Managed Backup to Microsoft Azure! No post abaixo vou dar mais detalhes sobre isso.
Microsoft Docs:
Para quem não conhece, a Microsoft tem uma Documentação Oficial que é muito rica em conteúdo.
https://learn.microsoft.com/pt-br/docs/
Eu mesmo utilizo bastante no meu dia a dia para validar algumas informações de forma confiável.
Então vamos ao caso que fiz a contribuição! Atuei em um cliente, identifiquei uma situação e fiz uma sugestão para inclusão na documentação e ela foi aprovada!
Segue o link da página:
E aqui está o trecho que foi adicionado com a minha sugestão!
“Managed backups aren’t supported by the Web edition of SQL Server.”
Queria deixar aqui os agradecimentos para o Eder Lelis e Guilherme Rodrigues pelo apoio na análise desse caso e ao Rodrigo Gomes pelo apoio nas requisições no Github.
Microsoft Docs – Detalhes do Caso:
Agora vamos aos detalhes desse caso!
Sempre que uma nova base de dados era criada no ambiente do cliente, começavam a aparecer erros nos backups no Error Log e no nosso log de erros.
Seguindo com a análise, encontrei mais detalhes da mensagem do erro:
Error:
BACKUP DATABASE is terminating abnormally.
BACKUP failed to complete the command BACKUP DATABASE PWT_Teste_Erro_Backup. Check the backup application log for detailed messages.
BACKUP DATABASE WITH COMPRESSION is not supported on Web Edition (64-bit).
Ou seja, alguma coisa estava tentando executar um backup com compressão, mas isso não era suportado na versão do SQL Server do cliente que era “Web Edition”. Segue a versão que estava sendo utilizada:
Microsoft SQL Server 2022 (RTM-CU12-GDR) (KB5036343) – 16.0.4120.1 (X64) Mar 18 2024 12:02:14 Copyright (C) 2022 Microsoft Corporation Web Edition (64-bit) on Windows Server 2022 Datacenter 10.0 <X64> (Build 20348: ) (Hypervisor)
O próximo passo foi encontrar o comando que estava sendo executado, e graças ao Power Alerts, consegui essa informação no log de erros do banco de dados. Segue abaixo o comando:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 |
EXEC msdb.managed_backup.sp_do_backup @db_name = [PWT_Teste_Erro_Backup], @backup_type = 0, @backup_locally = 0, @copy_only = 0, @backup_file_path = N'caminho do backup do cliente aqui', @encryption_algorithm = NULL, @encryptor_type = NULL, @encryptor_name = NULL, @file_count = 1 |
Pesquisei então pela procedure “msdb.managed_backup.sp_do_backup” e vi que se tratava da feature “Managed Backup to Microsoft Azure” (esse cliente utilizava o Microsoft Azure). No próprio link que fiz a contribuição tem mais detalhes sobre o que é essa feature e como ela funciona (não vou entrar em detalhes nesse post).
Utilizei a query abaixo e vi que realmente essa feature estava habilitada para todas as bases.
1 2 3 |
Use msdb GO SELECT * FROM managed_backup.fn_backup_db_config (NULL) |
Essa feature utiliza a procedure “[msdb].[managed_backup].[sp_do_backup]” para fazer os backups. Contudo, todas as opções de execução do BACKUP utilizam o OPTION COMPRESSION e por isso gera o erro no SQL Server Web Edition.
Entendido o problema, expliquei para o cliente, desabilitamos essa feature (ele nem sabia que ela existia e que estava habilitada) e o problema parou de acontecer!
Agora, aqui está o pulo do gato. Eu poderia ter parado por aqui, mas não fiquei conformado de ler a documentação e não ter um aviso para os clientes que estivessem utilizando essa versão do SQL Server Web Edition, pois sempre daria erro nesses casos. Então resolvi enviar uma sugestão para a Microsoft e como vocês podem ver ela foi aceita!
“Managed backups aren’t supported by the Web edition of SQL Server.”
Ou seja, se você utilizar o SQL Server Web Edition, não será possível utilizar essa feature do “Managed Backup to Microsoft Azure”.
Por fim, queria deixar uma mensagem final para vocês sempre tentarem contribuir dessa maneira, seja para uma documentação oficial, seja para um caso da sua empresa que ainda não esteja documentado, seja na sua vida, etc. Certamente esse tipo de ação irá ajudar outras pessoas no futuro ou até você mesmo.
Espero que tenha gostado e que isso também possa ser útil no seu dia a dia. Até o próximo post!
Me siga no LinkedIn e YouTube para ficar por dentro das novidades.
Abraço,
Luiz Vitor França Lima
Consultor SQL Server