Contribuição Microsoft Docs – Managed Instance – Backup – System Databases

Fala pessoal,

No post de hoje vou mostrar como o Power Alerts me ajudou a fazer mais uma contribuição para a Documentação Oficial da Microsoft (Microsoft Docs), dessa vez sobre os backups automáticos das bases de sistemas no Managed Instance.


Microsoft Docs – Contribuição:

A página da documentação é essa “Automated backups in Azure SQL Managed Instance”:

https://learn.microsoft.com/en-us/azure/azure-sql/managed-instance/automated-backups-overview?view=azuresql

A minha contribuição foi essa:

“The system databases are automatically backed up (excluding the physical master database), but these backups aren’t currently logged in msdb.”

Segue também o link que fiz a solicitação do ajuste:

https://github.com/MicrosoftDocs/sql-docs/pull/10078


Microsoft Docs – Detalhes do Caso:

Após implantarmos o Power Alerts em um novo cliente que utilizava o Managed Instance, me deparei com um e-mail de alerta recorrente sobre Bases sem Backup Full. Ao validar quais eram as bases, percebi que eram sempre as bases de sistemas “master, model e msdb”.

Nossa rotina valida as informações do histórico de backups que ficam nas tabelas de sistema da database “msdb”, mas não encontrava nada para essas databases apenas (para as demais databases estava tudo OK).

Segue abaixo o alerta que recebíamos toda semana.

Foi então que procurei na documentação oficial da Microsoft e não encontrei nada sobre o backup dessas databases de sistemas e questionei. Após quase um mês, segue a resposta da Microsoft:

“Hi, @luizvitorf , thanks for bringing this up. Technically, Azure SQL Managed Instance automatically backs up system databases (excluding the physical master). These backups are not being logged in msdb unfortunately at the moment. We’ll make sure to document this properly.”

“I am closing this PR because we have an internal PR that will resolve this issue. Thanks for your contribution.”

Ou seja, eles informaram que os backups são executados sim (com exceção da master), mas ainda não estão sendo registrados no histórico da database “msdb”.

Por fim, diante dessa resposta, o que tive que fazer foi desconsiderar essas databases (master, model, msdb) do alerta de backup e depois disso recebemos o CLEAR abaixo. Agora quando encontrarmos alguma situação parecida, vamos ter essa informação atualizada na documentação. Obrigado mais uma vez Microsoft!


Espero que tenha gostado e que isso também possa ser útil no seu dia a dia. Até o próximo post!

Me siga no LinkedIn e YouTube para ficar por dentro das novidades.

Abraço,

Luiz Vitor França Lima

Consultor SQL Server

Deixe uma resposta