Indicação de Livro – Essencialismo

Fala pessoal,

Nesse post vou compartilhar alguns insights do livro “Essencialismo – A disciplinada busca por menos” do autor Greg McKeown. Já adianto que foi um dos melhores livros que já li (com certeza está no meu TOP 10)!!!

OBS: Raiane Flores, muito obrigado pela indicação da leitura! Curti demais!


Essencialismo – Resumo da capa:

Primeiro, vou colocar aqui o resumo que está na parte de trás da capa do livro, para que você tenha uma ideia do conteúdo.

O ESSENCIALISTA NÃO FAZ MAIS COISAS EM MENOS TEMPO – ELE FAZ APENAS AS COISAS CERTAS.

Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado, mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa conhecer o essencialismo.

O essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.

Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta. Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas – chefes, colegas, clientes e até a família – decidem por nós, e logo perdemos de vista tudo o que é significativo.

Neste livro, Greg McKeown mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos.

Quando realizamos tarefas que não aproveitam nossos talentos e assumimos compromissos só para agradar aos outros, abrimos mão do nosso poder de escolha. O essencialista toma as próprias decisões – e só entra em ação se puder fazer a diferença.

“Greg McKeown nos lembra que a clareza de foco e a capacidade de dizer ‘não’ são aspectos desvalorizados, porém fundamentais para os negócios nos dias de hoje.” – Jeff Weiner, presidente-executivo do LinkedIn.”

Caso você tenha interesse, segue abaixo um link da Amazon para comprar o livro:

https://www.amazon.com.br/Essencialismo-Greg-Mckeown/dp/8543102146


Essencialismo – Insights!

Vamos validar então alguns insights sobre o livro!

O livro faz vários comparativos entre as pessoas “não essencialistas” x “essencialistas”.

Como podemos ver na imagem, a vida de uma pessoa “não essencialista” é uma “bagunça”, não temos um propósito definido, não temos prioridades, não sabemos dizer “não”, vamos adicionando sempre novas tarefas sem terminar as anteriores, vamos perdendo os prazos, etc. Ou seja, os problemas viram uma bola de neve e só vão acumulando e nos distanciando cada vez mais do que deveria ser o nosso foco.

Já uma pessoa “essencialista” foca no que é realmente importante e elimina ao máximo as distrações. Como foi citado no resumo acima, “o essencialista não faz mais coisas em menos tempo – ele faz apenas as coisas certas”. Também não é fazer menos só por fazer menos. É investir tempo e energia da forma mais sábia possível para dar sua contribuição máxima fazendo apenas o essencial.

Podemos ver a diferença entre o caminho do essencialista e o caminho do não essencialista no esquema a seguir:

Em ambas as imagens, o esforço é o mesmo. Na imagem da esquerda, a energia é dividida em muitas atividades. O resultado é a experiência pouco satisfatória de avançar um milímetro num milhão de direções. Na imagem da direita, a energia é dedicada a uma única atividade. O resultado é que, ao investir em menos coisas, temos a experiência satisfatória de alcançar um avanço significativo no que mais importa.

Quando vejo essa imagem, lembro de alguns dias que parece que faço várias tarefas, mas no final do dia não consegui executar ou focar no que eu realmente gostaria, ou seja, parece que o meu dia não foi produtivo.

O livro também te ajuda a tentar identificar as coisas que são triviais, para que você possa eliminá-las e focar no que é realmente importante. Nesse ponto, vamos precisar aprender a falar “NÃO” mais vezes, pois uma vez que assumimos um novo compromisso, vamos ter que abrir mão de alguma outra tarefa que já estava sendo executada. Sempre que alguém aparecer com uma nova oportunidade, resista a tentação de aceitá-la de imediato, diga que vai ver a sua agenda e dar um retorno assim que possível.

Sobre o FOCO, os não essencialistas tendem a ficar tão preocupados com sucessos e fracassos do passado e com oportunidades e desafios do futuro que deixam passar o momento presente. Distraem-se. Não tem foco. Não estão de fato aqui. Já o essencialista, sintoniza o presente, concentra-se no que realmente interessa – não no ontem nem no amanhã, só no agora.

Aqui quero citar dois cenários sobre VIVER O PRESENTE:

  • Quando sair para encontrar outras pessoas ou receber visitas, foque em dar atenção para elas, guarde o celular e elimine as distrações. É muito desconfortável conversar com uma pessoa e você perceber que ela não tira o olho do celular. Uma boa conversa tem sempre um olho no olho, evite distrações. #ficaadica
  • Sou pai e tento sempre separar um tempo de qualidade com a minha filha após o trabalho. Novamente, largue o celular, fique desconectado um pouco e aproveite o momento sem distrações. Foque no seu filho / filha, pois o tempo passa muito rápido e depois você pode se arrepender de não ter aproveitado mais. #ficaadica2

Multitarefa versus Multifoco:

Podemos fazer duas coisas ao mesmo tempo com facilidade: lavar a louça e ouvir música, jantar e conversar, assistir TV e mandar mensagens no celular, etc.

O que não conseguimos fazer é nos concentrar em duas coisas ao mesmo tempo. Quando falo sobre estar presente, não falo de fazer só uma coisa de cada vez. Falo de manter o FOCO numa coisa de cada vez. A multitarefa em si não é inimiga do essencialismo; fingir que podemos ter multifoco é.

Por fim, no livro aprendemos várias técnicas para ser uma pessoa essencialista. No começo será difícil colocar todos esses conceitos e conhecimentos em prática, mas com o tempo vira algo natural e não irá exigir muito esforço. Recomendo bastante a leitura e espero que você melhore em algo também.


Espero que tenha gostado e que isso também possa ser útil no seu dia a dia. Até o próximo post!

Me siga no LinkedIn e YouTube para ficar por dentro das novidades.

Abraço,

Luiz Vitor França Lima

Consultor SQL Server

2 comentários em “Indicação de Livro – Essencialismo

Deixe uma resposta