Contribuição Microsoft Docs – Database Mail – Display Name

Fala pessoal,

No post de hoje vou compartilhar mais uma contribuição que fiz para a Documentação Oficial da Microsoft (Microsoft Docs), dessa vez sobre o Display Name do Database Mail.


Microsoft Docs – Contribuição:

A página da documentação é essa “Configure database mail”:

https://learn.microsoft.com/en-us/sql/relational-databases/database-mail/configure-database-mail?view=sql-server-ver17

A minha contribuição foi essa:

“If the display name contains backslash characters (\), you must escape them by using double backslashes (\\). For example, to display SERVER\SQL, enter SERVER\\SQL in the Display Name field. Single backslashes are interpreted as escape characters and won’t appear in sent emails.”

Segue também o link que fiz a solicitação do ajuste:

https://github.com/MicrosoftDocs/sql-docs/pull/10203


Microsoft Docs – Detalhes do Caso:

Agora vamos aos detalhes desse caso!

Tudo começa com a configuração do Database Mail, que é utilizado para enviar e-mails no SQL Server e é muito útil. Precisamos dessa configuração para enviar os alertas do banco de dados, portanto ela é muito importante!

Repare que no campo “Display Name” eu informei “SQL – DESKTOP-LUIZLIMA\SQL2022”. Até aqui tudo certo.

Contudo, repare que no e-mail o nome ficou sem o caractere “\”. Mas e agora, como resolver?

Simples! No campo Display Name você precisa colocar “\\” ao invés de “\”.

ANTES: SQL – DESKTOP-LUIZLIMA\SQL2022

DEPOIS: SQL – DESKTOP-LUIZLIMA\\SQL2022

Agora sim o e-mail vai chegar com o nome correto.

Motivo: Foi respondido pela Microsoft “Single backslashes are interpreted as escape characters and won’t appear in sent emails.”

Queria pontuar aqui também que achei muito interesse o uso do Copilot na revisão da sugestão que enviei, isso mostra como a IA está sendo utilizada na prática também pela própria Microsoft.

Por fim, outra coisa que me impressionou foi a agilidade no retorno deles, mesmo sendo uma sugestão mais simples ela foi analisada e já atualizada em produção com menos de 24 horas! Sinistro demais a eficiência deles e mostra como dão importância em manter sempre a Documentação atualizada e da melhor forma possível. Parabéns Microsoft e continuem assim!!!


Espero que tenha gostado e que isso também possa ser útil no seu dia a dia. Até o próximo post!

Me siga no LinkedIn e YouTube para ficar por dentro das novidades.

Abraço,

Luiz Vitor França Lima

Consultor SQL Server

Deixe uma resposta